Jeancarlo Sousa

Bem Vindos ao Blog que fala sobre a nossa Cultura!

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

4 Anos do Fórum de Cultura e da Carta "Maestro Moca"


Dia 07 de Setemmbro de 2011, comemoramos o grande marco da cultura de Cuité, fazem exato quatro anos que foi criado o Fórum Informal de Cultura. O Fórum foi provocado pela Sociedade Aliança de Desenvolvimento - SAD que entendia que o município de Cuité necessitava urgentemente de uma definição de suas políticas culturais, comprometida com a ética e o direito a cultura.

O Fórum teve como objetivo principal estimular o debate e ação cultural, propondo políticas culturais no governo municipal e sociedade civil, constituindo dessa forma a esfera pública da cultura no município de Cuité/PB.

O chamamento foi entendido e atendido pela sociedade civil, algumas instituições públicas e asrtistas e produtores culturais de vários segmentos e resultou na Criação da Carta de Cultura do Município de Cuité "Demócrito Humerto da Fonseca (Maestro Moca)". Na carta os presentes citam que os nossos representantes não podem ficar indiferentes aos olhares e vozes da nossa cultura que renovam a vida em nossa cidade, contribuindo para a elevação da auto-estima das pessoas e para a construção de um forte sentido de pertencimento à comunidade e a cidade. O Governo Municipal e a Sociedade Civil devem trabalhar juntos para construir uma cultura democrática, comportamento fundamental do desenvolvimento humano. Entenderam os participantes que as iniciativas voltadas para inclusão e o desenvolvimento cultural que estão dando resultados positivos, sejam no âmbito da esfera pública, da esfera privada ou da sociedade civil, devem ser apoiados e ter caráter permanente não sujeitos a serem movidos por questões de divergências políticas, partidárias ou por falta de continuidade administrativa.

Por fim a carta elencou várias propostas pela luta da concretização de um política de cultura em nosso município: No final do ano de 2007 e todo o ano de 2008, pouco se avançou, conseguimos apenas aprovar as Leis de Criação do Conselho e do Fundo de Cultura, os quais foram feitas através de sanção tácita pela Câmara Municipal (uma luta árdua).


No ano de 2009 entra em cena a pessoa da Prefeita Euda Fabiana, que da início a um processo de transformação na cultura do município e faz valer a Carta de Cultura, vejamos:

  • O Conselho de Cultura se reúne pela primeira vez depois de mais de um ano de criação;
  • O Conselho aprova seu Regimento Interno;
  • O Fundo Municipal de Cultura é regulamentado;
  • É Criado e aprovado pelo Conselho de Cultura, Câmara de Vereadores e Sancionado pela Prefeita o Plano Municipal de Cultura de Cuité (o primeiro do Estado da Paraíba);
  • É Criada a Associção dos Artesãos;
  • É Aberta a Casa dos Artesãos;
  • Foi aprovado o Projeto de Lei do Atlas Cultural de Cuité (Projeto de Lei da Prefeita);
  • Oficinas e mini-cursos são oferecidos a população;

Tudo o que está descrito acima são propostas da Carta de Cultura e que se transformaram em ações da atual Gestão Municipal.

Em decorrência desta ações e do apoio total a cultura do municipio dado pela Prefeita Euda Fabiana, o município de Cuité conseguiu ser destaque na Paraiba e no Brasil inteiro pelas ações desenvolvidas, vejamos:

  • Criação da Secretaria Municipal de Cultura;
  • 1º Municipio do Estado da Paraíba a realizar a Conferência de Cultura;
  • Recebemos o Ponto de Cultura através da CIA de Teatro Cuiteense ( Projeto elaborado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura com todo do apoio da Prefeitura)
  • O Município que mais enviou projetos para o mais cultura e que teve cinco selecionados (fato este que chamou a atenção do Ministério da Cultura pela quantidade de projetos apresentados (21) projetos todos apoiados pela Gestão);
  • Realização do I Festival de Teatro ( Projeto Mais Cultura e apoio da Prefeitura);
  • Realização do I Curta Cuité (total apoio da Prefeitura)
  • Apoio total a todos os grupos e artistas do município.

Ainda são muitos os desafios, mas os avanços são bastante significativos, temos que comemorar e vamos a luta por mais conquistas.

Parabéns a todos os participantes do Fórum e da Criação da Carta de Cultura.

Parabéns aos artistas e produtores culturais.

Parabéns a Prefeita Euda Fabiana pelo compromisso com a cultura e por entender que a liberdade que é precido dar ao povo é a cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário